SMM0324 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Coordenadora: Profª Márcia Cristina Branciforti

Calendário

  • Data limite para matrícula na disciplina SMM0324 – Estágio Curricular: 14/03/2022
  • Data limite para entrega do relatório de estágio e ficha de avaliação da empresa: 23/07/2022

Arquivos

Sobre a disciplina

Comecemos pelo começo!

Existe o estágio não curricular e o estágio curricular.

O Estágio é um trabalho, remunerado ou não, que o estudante presta a uma empresa sem caracterizar vínculo empregatício durante um período, não superior a 2 anos. Lei 11.788/2008 .

Para perguntas sobre Estágio de forma geral, aconselhamos consultar a Seção de Estágios e Relações Institucionais (e-mail estagios@eesc.usp.br – site da Seção de Estágios).

Para estágios no exterior, o aluno deverá pela CCInt. Existem convênios internacionais firmados entre EESC e Instituições de Ensino Superior que facilitam a mobilidade dos alunos.

O Estágio Curricular é uma disciplina obrigatória de 1 semestre. No caso do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura, a disciplina a ser cumprida é a SMM0324 – Estágio Supervisionado, que tem como coordenadora a Profª Márcia Cristina Branciforti. Para os dois casos o aluno deverá apresentar a mesma documentação (falaremos abaixo). A única diferença é que no caso do estágio curricular (disciplina SMM0324) o aluno deverá deixar claro à Seção de Estágios que ele quer a matrícula na disciplina também.

Como procurar estágio?

  • Buscar nos sites das empresas;
  • Buscar em empresas de recrutamento (Companhia de Talentos; GRAPHO, STAG, GRADUS, Integrar, RH, Eventos entre outras);
  • A Seção de Estágios da EESC e EESC Informa periodicamente publica oportunidades de estágios.

Regras e estágios válidos

O estágio curricular (SMM0324) é supervisionado por um docente da EESC.

O estágio curricular pode ser feito em uma ou mais empresas e deve totalizar uma carga horária mínima de 180 horas.

O número máximo de horas de estágio será de 30 horas/semana caso o aluno esteja cumprindo qualquer outra disciplina no mesmo semestre.

No caso de estágios com carga superior a 30 horas/semana, com limite de 40 horas/semana, o aluno não poderá cursar qualquer disciplina no semestre além do estágio supervisionado.

O número máximo de diferentes estágios permitidos para totalizar a carga horária mínima não deve ser maior do que três.

Os estágios de férias e trabalhos de iniciação científica não serão considerados como estágio supervisionado curricular. Trabalhos em equipes de competições técnicas Inter-Universidades  e trabalhos em Empresa Júnior podem ser utilizados cobrindo um máximo de 30 horas.

Como fazer a matrícula? Quais documentos necessários?

Tanto para estágio curricular (disciplina) quanto somete para realização de qualquer tipo de estágio, o aluno deverá preencher os documentos listados abaixo.

  • Plano de estágio (deverá ser impresso em 3 vias);
  • Termo de compromisso de estágio (deverá ser impresso em 3 vias);

O aluno deverá coletar as assinaturas do supervisor da empresa e da EESC.

Esses documentos deverão ser entregues no Serviço de Estágios e Relações Institucionais (E1).

A diferença é:

Caso o aluno queira já fazer a matrícula na disciplina de estágios do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura (SMM0324) é necessário que informe a pessoa responsável pelo Serviço de Estágios do E1 que quer a matrícula.

Atenção!!!

Geralmente o estágio é firmado por 1 ano. Sendo assim, peça a matrícula somente na metade do contrato do seu estágio (2º semestre do seu estágio).

Se o aluno pedir a matrícula já no início do estágio, ele deverá apresentar a documentação de avaliação (falaremos abaixo) da disciplina ao final do semestre da sua matrícula. 

Exemplo 1: o estágio do aluno vai de 1/02/2022 a 01/02/2023. A solicitação de matrícula deve ser feita somente no 2º semestre de 2022. 

Exemplo 2: o estágio do aluno vai de 1/06/2022 a 01/06/2023. A solicitação de matrícula deve ser feita somente no 1º semestre de 2023.

Mesmo assim, na documentação de avaliação da disciplina não deverá ultrapassar a data de encerramento da disciplina (informada nesta página na área do Calendário).

Já iniciei o estágio. Como solicito a matrícula?

O aluno pode entrar em contato com a Seção de Estágios e Relações Institucionais e solicitar a matrícula

OU

Entrar em contato com a Secretaria do SMM. Nós pediremos a sua matrícula.

Método de Avaliação

Ao término do estágio curricular (disciplina SMM0324), o aluno deverá: 

  • Fazer o upload do relatório das atividades desenvolvidas junto à empresa (RELATÓRIO DE ESTÁGIOS). Este relatório deverá conter informações gerais sobre o estágio, conforme modelo (somente upload no sistema. Não é preciso entregar impresso na secretaria).
  • Entregar o documento impresso “Ficha de Avaliação de Estágio”, impresso em papel timbrado / logotipo da empresa, assinada e carimbada pelo supervisor da Empresa, no qual consta:
    • o período em que foi realizado o estágio (data de início e fim),
    • a carga horária total realizada pelo aluno,
    • a nota (de 0 a 10) atribuída pelo supervisor da empresa e um resumo das atividades e desempenho do estagiário. Esse documento deverá ser impresso em papel timbrado da empresa e assinado pelo supervisor;
    • declaração de horas realizadas.

O aluno deverá fazer o upload desses documentos no sistema e-disciplinas em que está matriculado. O supervisor da EESC avaliará o aluno baseado nessa documentação, acessando os arquivos digitais através do sistema e-disciplinas.

É obrigatória a entrega do documento original “Ficha de avaliação e declaração de horas” e fazer o upload desses documentos e do Relatório de Estágios no sistema e-disciplinas. É aceita a entrega via: correio, malote, por terceiros ou pessoalmente.

DATA MÁXIMA PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO NA SECRETARIA DO SMM PARA O 1º SEMESTRE DE 2021: 31/07/2021

Esses documentos serão analisados pelo Coordenador de Estágios do SMM que definirá a nota final ao aluno.

Em caso de dúvidas, a documentação será encaminhada para a apreciação da CoC Engenharia de Materiais.

A secretaria não ficará com documentação incompleta. É de responsabilidade do aluno a entrega da documentação completa e de acordo com o solicitado.