SMM0325 - Trabalho de Conclusão de Curso

Coordenador: Rafael Salomão

Calendário 2021

  • Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que já ficaram sem matrícula*: 26/07/2021;
  • Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que nunca ficaram sem matrícula: 17/08/2021;
  • Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do TCC: 20 dias antes da data da defesa;
  • Data máxima para defesa do TCC: 03/12/2021;
  • Data máxima para upload (depósito) no e-disciplinas da versão final do TCC após a defesa: 17/12/2021

Calendário 1º Semestre de 2022

  • Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que já ficaram sem matrícula*: 14/03/2022;
  • Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que nunca ficaram sem matrícula: 29/04/2022;
  • Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do TCC: 20 dias antes da data da defesa;
  • Data máxima para defesa do TCC: 23/07/2022;
  • Data máxima para upload (depósito) no e-disciplinas da versão final do TCC após a defesa: 29/07/2022

*alunos que ficaram por qualquer motivo sem matrícula em alguma disciplina por um semestre, precisa cumprir este prazo para não caracterizar abandono do curso. O não cumprimento leva ao desligamento automático do aluno junto à USP. Legislação: Resolução Nº 3745, de 19 de outubro de 1990 (artigo 75, §2º,III), alterada pela Resolução Nº 5434, de 05 de março 2008.

Sobre a disciplina

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para a obtenção do grau de engenheiro, conforme determinado do Ministério da Educação e Cultura – MEC (2002), através da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002.

O TCC deve refletir a capacidade de síntese dos conhecimentos obtidos ao longo dos cursos de arquitetura e engenharias oferecidos pela Escola, de forma integrada. Requer do aluno a utilização dos conceitos de metodologia de pesquisa e a capacidade de sistematização dos conhecimentos. Com isso é possível avaliar se o aluno, ao final do curso, é capaz de integrar conceitos teóricos e atividades práticas, bem como solucionar problemas na área de atuação.

Sob a orientação de um docente da USP (EESC, IFSC, IQSC, IAU, ICMC, etc) o aluno deverá realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Obrigações do orientador

Quem pode ser orientador:

  • Docente orientador de IC & IT;
  • Docente supervisor de estágio;
  • Docente responsável por disciplina de grande interesse;
  • Docente tutor no curso de EMM.

Cabe ao orientador:

  • Conduzir o aluno no processo de elaboração do TCC;
  • Respeitar o cronograma de atividades e os prazo estabelecidos para cumprimento da disciplina;
  • Garantir o desenvolvimento de TCC relacionado às áreas de interesse do curso e de sua competência;
  • Comunicar ao Coordenador da Disciplina a ocorrência de problemas ou dificuldades relativas ao processo de orientação.

Como contatar o orientador?

  • por e-mail;
  • pessoalmente;
  • telefone.

Obrigações do aluno

O aluno deve elaborar o TCC em uma das áreas de conhecimento do curso, sob supervisão de um docente. Para tanto é necessário:

  • Propor o tema do TCC a ser desenvolvido;
  • Escolher o orientador do TCC que atue em ensino e/ou pesquisa compatível com o tema proposto para o seu trabalho;
  • Matricular-se na disciplina de TCC através de formulário específico até o prazo estabelecido;
  • Manter constante comunicação com seu orientador, apresentando resultados e parciais do trabalho final;
  • Comunicar o orientador qualquer alteração das atividades previstas;
  • Defender o trabalhado;
  • Caso a banca recomende a publicação na BDTA, entregar a versão em PDF, junto com a folha de aprovação, devidamente preenchida, em PDF e o termo de autorização assinado no ambiente da disciplina no E-Disciplinas.

Matrícula na Disciplina

O aluno deverá solicitar sua matrícula à secretaria, através do Formulário de Matrícula. O formulário deverá ser assinado pelo aluno e orientador, respeitando os prazos descritos acima.

Utilização de dados sigilosos

A Pró-Reitoria de Pesquisa constituiu, em 29/08/2017, um Comitê de Boas Práticas Científicas que atuará para promover a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes de má conduta científica. O objetivo do Comitê será promover a cultura da integridade ética da pesquisa por meio de ações regulares, acessíveis a todos os alunos, docentes e pesquisadores, tais como cursos on-line, curadoria de documentos, palestras, entre outras.

Conforme estabelecido na Portaria PRP nº 595/2017, o Comitê é composto pelo Pró-Reitor de Pesquisa, pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e por três docentes indicados pelo Pró-Reitor.

Caso o aluno deseje desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso utilizando dados obtidos junto à empresas, esse deverá preencher e coletar a assinatura de um responsável administrativo da empresa e entregar o documento para a Secretaria do SMM.

Formulário de Matrícula

Escolha do Tema

O tema deve ser de interesse do aluno. Pode ser:

  • o tema desenvolvido durante a iniciação científica;
  • sobre o estágio supervisionado desenvolvido;
  • disciplina de interesse.

O tema tem que ser na área do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura e a proposta do tema será discutida entre o aluno e orientador.

Poderá ter os seguintes formatos:

  • Descrição de um experimento: semelhante aos relatórios de IC & IT. Exemplo “Efeito da adição de fibras de vidro moídas em matriz de polipropileno”
  • Descrição / elaboração de um projeto de engenharia. Exemplo: construção de um equipamento para medir de perda de massa durante a secagem de cerâmicas;
  • Descrição de um estudo de caso: semelhante a um relatório de estágio. Exemplo: “Aplicação de metodologia X para controle de qualidade de peças Y na indústria Z”;
  • Revisão crítica de literatura: levantamento de dados sobre o estado da arte ou sobre um assuntos específico e discussão crítica dessas informações. Exemplo: “Avaliação da possibilidade de implantar usina de reciclagem de vidro em São Carlos”.

Estrutura do TCC

O tema do TCC deve ser obrigatoriamente na área de seu curso.

O TCC escrito deve seguir as normas de elaboração e redação estabelecidas pela biblioteca da EESC (normas ABNT e Template para TCC), disponível no site da Biblioteca da EESC. Deverá conter a ficha catalográfica e sua estrutura deverá conter:

  • O tema e sua importância;
  • Os objetivos;
  • Uma revisão bibliográfica;
  • A metodologia científica e tecnológica;
  • O desenvolvimento do projeto;
  • Análise dos resultados;
  • As conclusões e as recomendações para trabalhos futuros;
  • Bibliografia consultada.

Preenchimento da ficha catalográfica*

*a ficha deve ser colocada no verso da folha de rosto. Se você optar pelo formato digital, a ficha deve ser inserida após a folha de rosto.

Se você deseja que a Biblioteca faça a revisão do seu trabalho, procure o serviço com pelo menos 15 (quinze) dias de antecedência.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Informações
tel.: (16) 3373-9208, 3373-8860, com Elena, Eduardo e Flávia
biblioteca.atendimento@eesc.usp.br Link para a página da Biblioteca

Defesa do TCC

O aluno será avaliado por sua capacidade científica, tecnológica e de comunicação e expressão através de monografia e defesa perante a banca, com apresentação oral com duração máxima de 20 minutos.

Serão avaliados durante a defesa:

  • clareza da apresentação;
  • linguagem utilizada;
  • domínio do conteúdo;
  • qualidade do material de apoio (slide, vídeo, outros);
  • utilização do tempo disponível.

A banca examinadora de TCC

A banca de defesa do TCC deverá ser formada por três membros, sendo obrigatório que dois membros da banca sejam: o orientador e um docente da USP, independente da Unidade ou Departamento deste último. 

O terceiro membro poderá ser um especialista externo à USP, com no mínimo título de mestre. 

É responsabilidade do aluno consultar os membros para marcar a data e horário para defesa.