Seleção de Candidato para Bolsa de Iniciação Científica no Departamento de Engenharia de Materiais

Resumo

Encontram-se abertas as inscrições para a seleção de um (01) bolsista de Iniciação Científica no projeto “Rochas Artificiais obtidas com rejeitos minerais”, vinculado ao convênio de Pesquisa USP/Empresa n° 1013613.

O objetivo do projeto é criar soluções de sustentabilidade viáveis para as atividades das empresas conveniadas, com aproveitamento dos rejeitos da produção de rochas ornamentais.

O bolsista de IC deverá se dedicar a atividades de aprendizado e execução de experimentos de laboratório e escrita científica, supervisionado pelo Dr. Paulo Giovany Quadros do Amaral, pesquisador com projeto de Pós-Doutorado pela EESC/USP vinculado ao Projeto, e coorientado pelo Prof. Eduardo Bellini Ferreira, Coordenador do Projeto.

1.  Condições

A bolsa pressupõe dedicação exclusiva ao projeto e ao curso (mínimo de 12 horas semanais). O bolsista deverá se dedicar ao desenvolvimento do projeto de pesquisa em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso, durante o ano letivo, e de forma intensificada durante as férias letivas.

2.  Duração e Prazos

A bolsa será concedida por período de um ano no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), sendo renovável por, no máximo, 1 (um) ano, após análise do desempenho do bolsista e de seu histórico escolar atualizado.

3.  Requisitos

• Ser aluno a partir do 2º Semestre do 2º ano do Curso de Engenharia de Materiais;
    • Não ter vínculo com outras atividades/projetos acadêmicas de pesquisa ou extracurriculares devido à bolsa exigir dedicação exclusiva (além do curso);
    • Possuir nível adequado e facilidade de escrita em língua portuguesa;
    • Conhecimento em alguma linguagem de programação e softwares de cálculo será um diferencial, embora não obrigatório;
    • Apresentar bom desempenho acadêmico.

Interessados enviar currículo vitae simples contendo as atividades e cursos desenvolvidos em sua trajetória escolar até o momento (além da formação fundamental), histórico acadêmico da graduação, e um texto sobre o tema “Importância da sustentabilidade na Formação do Engenheiro de Materiais” de uma página redigida em Word (ou equivalente) com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, para o e-mail do Professor Eduardo Bellini (ebferreira@sc.usp.br) com cópia para paulogiovany@usp.br até o dia 05 de junho de 2022.