Chamada de candidatos(as) a representar o Brasil no BRICS Young Innovator Prize 2022

O 7th BRICS Young Scientist Forum acontecerá, em formato híbrido, no período de 29 de agosto a 1 de setembro de 2022, como parte do Encontro de Cúpula dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A programação do Fórum incluirá, além de sessões científicas temáticas e outras atividades, a entrega do BRICS Young Innovator Prize 2022, prêmio para jovens inovadores, que terá concorrentes dos países membros dos BRICS, sendo 10 (dez) deles do Brasil.
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi convidada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) a indicar potenciais candidatas e candidatos para o prêmio e, em parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), lança esta chamada, aberta até o dia 21/junho/2022 (terça-feira) às 23h59min (horário de Brasília-DF), para inscrição de jovens inovadores(as) interessados(as) em participar.
Os(as) participantes, além da visibilidade nacional e internacional e destaque por terem sido indicados(as) ao prêmio por seus países, irão concorrer a certificados de mérito e seis expressivas premiações em dinheiro – 1º lugar: US$ 25,000; 2º lugar (dois ganhadores): US$ 15,000; 3º lugar (três ganhadores): US$ 10,000.
O fórum acontecerá de 29 de agosto a 1 de setembro de 2022, em Xiamen, Fujian Province, China, mas em razão da Pandemia, os selecionados(as) do Brasil participarão, de maneira online, por vídeo conferência.
Síntese das regras e condições para participar (documento completo disponível em https://bit.ly/3aNSq9X):
● Nesta edição do prêmio, que tem como tema “Inspirar o potencial da juventude, moldar o futuro dos BRICS”, somente serão aceitos projetos que se enquadrem em uma das seguintes 5 áreas temáticas: biomedicina, inteligência artificial, tecnologia de baixo carbono, energias renováveis e agricultura moderna.
● O projeto pode ter sido ou estar sendo desenvolvido em universidades, institutos de pesquisa ou empresas. O projeto deve ser inovador e ser resultante de conquistas científicas e tecnológicas e deve estar em uma fase de teste limitado do produto, produção descontínua, certificação ou preparação do produto para comercialização. O projeto não deve infringir a propriedade intelectual de terceiros e os frutos dos direitos de propriedade intelectual (incluindo patente, padrão, tese, etc.) devem ser de propriedade dos membros da equipe do projeto informada no formulário de inscrição do prêmio.
● O(a) aplicante deve ser um(a) dos principais autores(as) do projeto, deve ser brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a), ter menos de 40 anos (ter nascido depois de 1 de janeiro de 1982) e ser fluente em inglês (o suficiente para, oralmente, apresentar seu projeto e responder perguntas da banca avaliadora).
● Em casos de mais de uma submissão de um(a) mesmo(a) candidato(a), será considerada apenas a última realizada dentro do prazo.
● O(a) aplicante deverá submeter e validar sua inscrição, até 21/junho/2021 (terça-feira) às 23h59min (horário de Brasília-DF), por meio do preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/t34gHvgAPnzGNa5u5, com as seguintes informações:
1) Nome completo do(a) candidato(a), CPF, RG, telefones e e-mails de contato.
2) Nomes e contatos de 2 pessoas que possam dar referências sobre seu desempenho acadêmico e/ou profissional.
3) Breve justificativa, de no máximo 300 palavras, em português, porque você considera que merece ser indicado(a) ao prêmio. Deixe claro porque seu projeto (que já tem um protótipo de processo ou produto inovador) tem foco em importante desafio social, econômico, de
desenvolvimento ou ambiental e fornece solução inovadora para melhorar as condições de vida das sociedades contemporâneas dos países dos BRICS.
4) UPLOAD de arquivo, no formato PDF e tamanho máximo 1 Mbytes, contendo o formulário de inscrição completamente preenchido (em INGLÊS), com foto do(a) candidato(a), data e assinado pelo candidato(a). Este formulário, em versão editável .DOC, está disponível para
download em https://bit.ly/3xBDnsC.
5) UPLOAD de arquivo PDF do relatório do seu projeto, em INGLÊS. O arquivo deverá ter no máximo 5 (cinco) páginas e 4Mbytes (incluindo não mais do que 4 páginas de gráficos, desenhos, esquemas e ilustrações). Recomenda-se o formato A4, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento de 1,5, margens superior/inferior de 2,3 cm, margens esquerda/direita de 3.0 cm.