Congresso de pós-doutorandos da USP vai apresentar possibilidades de evolução na carreira

Estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 19 de junho, as inscrições para o Congresso de Pós-Doutorandos da USP, evento que acontece nos dias 17 a 19 de outubro, no campus Butantã, na capital paulista, e vai abordar as possibilidades de evolução profissional para pós-doutorandos da Universidade. O objetivo é buscar contato com potenciais empregadores e mostrar setores da sociedade que estão abertos a receber profissionais com esse nível de graduação.

Com o tema Papel e Perspectivas dos Pós-Docs no Brasil, o evento também vai divulgar trabalhos dos pós-doutorandos inseridos nas diversas áreas de conhecimento, ampliando a visibilidade desses profissionais frente a instituições, academia e empresas. Serão realizadas palestras com pesquisadores internacionais, simpósios e apresentação de pôsteres. Será produzido um e-book com os materiais apresentados durante o evento.

Para fazer a inscrição, o pós-doutorando deve ter vínculo ativo ou ter encerrado seu projeto até oito meses anteriores ao evento. Deve consultar na página do evento se o seu número USP está cadastrado e, depois, solicitar ao sistema o envio de um link de senha da sua conta para seu e-mail. Após definir a senha, é preciso logar no site e ir até o Menu do Pesquisador para acessar o formulário de inscrição. Para cada uma das áreas do conhecimento será concedido um prêmio de R$ 20.000 e um diploma outorgado pelo reitor da USP.

Fase desafiadora

Os organizadores do congresso consideram que o período imediatamente após a conclusão do pós-doutoramento é uma fase desafiadora de transição de carreira, com aqueles que preferem optar por permanecer no meio acadêmico, outros que buscam inserção no setor privado ou, ainda, os que pretendem empreender. O evento quer contribuir para o planejamento dessa evolução profissional seja qual for a escolha.

São esperados mais de 2.500 participantes no evento, incluindo representantes de governos, empresas, institutos de pesquisa, representantes de universidades, além de dirigentes da USP, supervisores e pós-docs. Clique aqui para ver a relação de palestrantes confirmados.

A organização do evento é do Gabinete do Reitor e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, Pró-Reitoria de Graduação e da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani).

Mais informações na página do evento neste link ou pelo e-mail comunicacao.prpi@usp.br.

Por Jornal da USP