Criação de Azulejos Portugueses – Da Queima à Pintura

O Prof. Eduardo Bellini Ferreira oferecerá a disciplina optativa 1800315 com a seguinte temática:

Criação de Azulejos Portuguêses

Da Queima à Pintura

A disciplina contará com o auxílio do Pós-Doutorando Paulo Giovany Quadros do Amaral e a empresa Torrecid .

A disciplina será oferecida do dia 24/07 a 04/08, das 08h10 às 12h.

Nesta primeira edição, estamos oferecendo 15 vagas.

Os interessados podem encaminhar uma mensagem de interesse para o e-mail priscilagtm@sc.usp.br até dia 21/07/2023.

O programa da disciplina encontra-se descrito abaixo.

Conteúdo programático:

Objetivo geral: Fornecer ao aluno o conhecimento da ciência e técnica de criação de Azulejo Português que faz parte da cultura Portuguesa e foi incorporada no Brasil, influenciando algumas obras arquitetônicas até no período do Modernismo, como exemplo os painéis feitos por Candido Portinari.

Justificativa: Proporcionar aos estudantes dos cursos de engenharia da EESC/USP e demais comunidade USP, o desenvolvimento de habilidades no campo de ciências dos materiais cerâmicos, promovendo a capacitação e o conhecimento do ofício de confecção de azulejos português, capacitando-os a reconhecer, compreender, fabricar tais materiais para aplicações diversas, como artísticas e de revestimento.

Conteúdo Teórico
  • Introdução à História do Azulejo em Portugal e influência no Brasil
  • Definição de Azulejo
  • Processo de Fabricação do Azulejo