Laboratório de Transformação de Fases


Professor responsável:

Rafael Salomão

Técnico Responsável:

Pedro Luiz Di Lorenzo

Telefone:

(16) 3373-9575

E-mail:

rsalomao@sc.usp.br

Sobre o Laboratório

Neste laboratório são investigadas as mudanças de fase e reações químicas em estado sólido que ocorrem durante os tratamentos térmicos em materiais metálicos e cerâmicos. Essas transformações, que afetam significativamente a microestrutura e as propriedades dos materiais, são acompanhadas por meio de técnicas de microscopia óptica assistida por programas de análise de imagem e ensaios não-destrutivos que quantificam a rigidez, dureza e variação dimensional térmica.

Pesquisas Desenvolvidas

Os resultados obtidos nesse laboratório foram base para dezenas de publicações em periódicos internacionais de seletiva política editorial. Além disso, por tratar de materiais que são utilizados em altas temperaturas, tais pesquisas estão associadas com significativa economia de energia (na forma de redução de consumo de combustíveis fósseis) e tempo (tornando processos térmicos mais eficientes).

Os equipamentos localizados nesse laboratório fazem parte da Central Multiusuário do SMM e prestam serviço para grupos de pesquisa de diferentes unidades da USP (como outros departamentos da EESC) e de outras instituições (CNPDIA/EMBRAPA e UFSCar).

Equipamentos

Dilatômetro de contato (até 1500ºC). Permite a realização de siclos de aquecimento e resfriamento em metais e cerâmicas para verificação de transformações de fases e coeficientes de dilatação em estado sólido. Taxa de aquecimento máxima: 15ºC/minuto. Taxa de resfriamento máxima: 5ºC/minuto.
Microdurômetro. Permite realização de micro durezas em materiais metálicos e compósitos utilizando cargas que variam entre 5g e 2000g.;
Microscópio óptico com câmera e analisador de imagens acoplados;
Forno mufla para sinterização (até 1600ºC). Permite realização de tratamentos térmicos em metais e cerâmicas sem atmosfera controlada. Temperatura máxima: 1600C. Taxa de aquecimento máxima: 10 C/min. Taxa de resfriamento máxima: 10 C/min.

Dilatômetro

Forno Mufla

Microdurômetro

Rolar para cima