José Benedito Marcomini

Professor Doutor

Área de Atuação: Metais
Telefone: +55 16 33738215
E-mail: jmarcomini@usp.br
ORCID: 0000-0083-0637-1892
Scopus Autor ID: I-4164-2013
Currículo Lattes

Pós-doutorado na área de propagação de trinca, em aço, em meio agressivo (UFSCar-2017), Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo- EPUSP (2012), mestrado em Engenharia Mecânica: Materiais e Processos pela Universidade Estadual de Campinas (2008), graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (SMM-EESC-USP). Já foi Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – EEL-USP. Foi professor do curso de Tecnologia em Materiais da FATEC-SP. Vinte e dois anos de experiência na área industrial, em empresas de vários segmentos. Foi responsável pela Laminação, na Divisão de Aços, e posteriormente, Chefe do Departamento de Engenharia de Materiais, da Divisão de Equipamentos, na Bardella S/A Industrias Mecânicas. Trabalhou na área de ensaios não destrutivos na GE Inspection Technologies, atuando nas áreas de ultrassom, radiografia industrial e inspeção visual remota. Foi responsável pelo laboratório de fadiga e desenvolvimento de fornecedores de matéria-prima (aço) e componentes na Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo. Vinte anos de experiência em análise de falhas aplicando os conceitos de metalurgia física/transformação de fases e fractografia combinados ao comportamento mecânico dos materiais. Atualmente trabalha com pesquisas científicas em metalurgia física/transformação de fases em aços, visando melhoria de propriedades mecânicas e análise de falhas com foco em solução de problemas e melhorias em produtos e processos industriais.

  1. Comportamento mecânico de aços em meios agresssivos
  2. Transformações de fase em aços
  3. Análise de Falhas
  4. Aços modificados ao silício
  5. Fragilização por hidrogênio
  6. Efeito da microstrutura e inclusões no comportamento mecânico dos aços
  7. Arqueometalurgia
2018 – Atual – Estudo das transformações de fases e comportamento mecânico de aços modificados ao Si-Mn

Descrição: Este projeto prevê a realização de tratamentos térmicos em aços modificados ao Mn-Si, como aços para rolamento AISI52100/DIN 100Cr6, contendo teores de Si elevados,entre 0,7 e 1,6%, com o objetivo de favorecer transformções de fases que levem à alta resistência mecãnica, resistência ao desgaste, boa tenacidade à fratura, resistência à fadiga e fluência…
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Benedito Marcomini – Coordenador / Miguel Justino Ribeiro Barboza – Integrante / Roberto Ramon Mendonça – Integrante.

2017 – Atual – Propagação de trincas por fadiga, em aço, em meio agressivo e/ou combustível.

Descrição: Estudo do comportamento mecânico em aços, durante a propagação de trinca por fadiga em meios agressivos, visando a evolução microestrutural. Estudo da propagação de trinca por fadiga no aço X70, em meio de etanol..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Benedito Marcomini – Coordenador / Vitor Luis Sordi – Integrante / Waldek Wladimir Bose Filho – Integrante.

2014 – 2017 – Desenvolvimento de Aços para rolamento com adição de Si-Mn

Descrição: Este projeto prevê a elaboração de ligas experimentais hipereutetóides baseadas no aço para rolamento AISI52100/DIN 100Cr6, contendo teores de Si elevados, entre 0,7 e 1,6%. Esta proposta é baseada na mesma ideia do aço 300M desenvolvido para a indústria aeroespacial a partir do aço SAE4340, com o objetivo de melhoria de tenacidade e elevação da temperatura de ocorrência do fenômeno da fragilização da maternsita revenida (FMR). Após a preparação da nova liga, serão realizados tratamentos térmicos experimentais de têmpera, a partir da região intercrítica gama + carbonetos, e revenimento visando obter estruturas mistas de matriz martensítica, uma pequena parcela de austenita retida e distribuição de carbonetos, que permitam uma combinação de alta resistência mecânica, boa tenacidade ao impacto e boa resistência à fadiga de contato. Será estudada a variação de dureza durante o revenimento e seu comportamento em relação ao fenômeno da fragilização da martensita revenida. A caracterização mecânica da nova liga será realizada por meio de ensaios de tração, impacto e fadiga de contato. A detecção dos carbonetos de transição que ocorrem nesta liga, por meio de técnicas mais avançadas como microscopia eletrônica de transmissão (MET) ou microscopia eletrônica de varredura em microscópio com canhão de efeito de campo (MEV-FEG), será uma segunda etapa da pesquisa, aliando a pesquisa tecnológica à pesquisa puramente científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jose Benedito Marcomini – Coordenador / Hélio GOLDENSTEIN – Integrante / Carlos Antonio Reis Pereira Baptista – Integrante / Miguel Justino Ribeiro Barboza – Integrante / Durval Rodrigues Jr – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

2010 – 2013 – Obtenção da Bainita super-dura em aço hipereutetóide com alto teor de Silício

Descrição: Este projeto prevê a elaboração de ligas experimentais hipereutetóides baseadas no aço para rolamento AISI52100/DIN 100Cr6, contendo teores de Si elevados. Com estas ligas de teor mais elevado de Si serão realizados tratamentos térmicos experimentais visando obter estruturas que permitam aliar alta resistência mecânica à melhorias na tenacidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .

Integrantes: Jose Benedito Marcomini – Integrante / Hélio Goldenstein – Coordenador.

2010 – 2011 – Estudo da fragilização por hidrogênio em aços.

Descrição: Desenvolvimento de um dispositivo para estudo de fragilização por hidrogênio e aplicação de HIC para aços Cr-Mo em comparação a aços Cr-Mo-V e outros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Jose Benedito Marcomini – Coordenador / Renato Luiz Teixeira – Integrante.

Scroll to Top