Marcelo Aparecido Chinelatto

Professor Doutor

Área de Atuação: Materiais Poliméricos
Telefone: +55 16 3373-8680
E-mail:  mchinelatto@sc.usp.br
ORCID:
Scopus Autor ID:
Currículo Lattes

É graduado em Engenheira de Materiais nas modalidades Materiais Poliméricos e Cerâmicos pelo Departamento de Engenharia de Materiais – DEMa – da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – (1990). Possui mestrado em Engenharia dos Materiais pela UFSCar (1993) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela UFSCar (1999). Foi professor adjunto do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) de 1996 a 2002. De 2002 a 2011 foi supervisor técnico do Centro de Caracterização e Desenvolvimento de Materiais (CCDM) na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando na caracterização e análise de falhas de polímeros, consultoria, gestão de projetos de pesquisa e tecnológicos para empresas e instituições públicas de ensino e pesquisa. Desde 2011 é Professor Doutor do Departamento de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Como áreas de pesquisa tem desenvolvido projetos em degradação e estabilização de materiais polímeros, nanocompósitos, blendas poliméricas e biomateriais, onde orienta alunos de pós-graduação e graduação.

  1. Degradação e Estabilização de Polímeros
  2. Processamento de Polímeros
  3. Síntese de Polímeros
  4. Degradação de Polímeros
  5. Desenvolvimento de Blendas Biodegradáveis
2019 – 2021 – Efeito da arquitetura molecular de copolímeros multiblocos de poli(e-caprolactona-b-etileno glicol) na compatibilização e propriedades interfaciais de blendas biodegradáveis de poli(ácido láctico) e poli(e-caprolactona)

Descrição: Blendas PLA/PCL têm atraído o interesse científico e tecnológico de diversas áreas, pois são formadas por dois poliésteres biodegradáveis e biocompatíveis, cujos comportamentos mecânicos podem ser considerados como complementares. Entretanto, essas blendas são imiscíveis e a baixa adesão interfacial entre suas fases é responsável pelas pobres propriedades mecânicas observadas. Copolímeros multiblocos derivados de ε-caprolactona e etileno glicol têm alto potencial de compatibilização dessas blendas, pois cada um de seus blocos tem afinidade preferencial por uma das fases presente. Porém, para este tipo de copolímero, a afinidade preferencial dos blocos não garante a redução da tensão interfacial entre as fases. O entendimento completo do efeito compatibilizante desses copolímeros é complexo e altamente dependente de sua arquitetura molecular. Portanto, o objetivo desse projeto será investigar o efeito da arquitetura molecular de copolímeros multiblocos de poli(-caprolactona-b-etileno glicol) na compatibilização e propriedades interfaciais de blendas PLA/PCL. Copolímeros multiblocos derivados de -caprolactona e etileno glicol serão sintetizados via reação de condensação. A preparação e caracterização das blendas de PLA, PCL e copolímeros multiblocos permitirá correlacionar a influência da arquitetura molecular desses copolímeros com a tensão interfacial entre as fases e as propriedades mecânicas e térmicas das blendas. Assim, espera-se ao final desse projeto desenvolver novos materiais totalmente biodegradáveis e de alto desempenho mecânico para serem aplicados como materiais ecologicamente mais amigáveis ou como biomaterial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Marcelo Aparecido Chinelatto – Coordenador / Paula do Patrocínio – Integrante / Lucas Henrique Staffa – Integrante / José Carlos Seiji Honma – Integrante / Pedro Felipe Garcia Martins da Costa – Integrante / Frederico Lago Silva – Integrante / Melise Raphaela da Silva – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

2019 – 2019 – Proposta de Missão Acadêmica e Científica no Exterior (PAME)

Descrição: Esse projeto apresentava três claras linhas de atuação. -consolidar e ampliar as pesquisas na área de materiais derivados de fontes renováveis, em especial blendas e compósitos obtidos a partir de Polihidroxialcanoatos (PHA) e celulose microfibrilada -atuar no estabelecimento de convênio de dupla-titulação entre as Universidades e organizar as condições para que o mesmo seja eficaz e criar em conjunto com a equipe de Bolonha uma disciplina em nível de pós-graduação, mas que possa também atingir os alunos de graduação envolvendo matérias renováveis e sua relação com o projeto e processo de manufatura de produtos sustentáveis. -estabelecer uma rede de colaboração envolvendo além da USP e da Università di Bologna, empresas no Brasil e na Itália buscando formar uma rede que tenha acesso aos projetos de colaboração internacional da Comunidade Econômica Europeia, bem como projetos internacionais fomentados por agências nacionais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marcelo Aparecido Chinelatto – Integrante / Antônio José Felix de carvalho – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

2012 – Atual – Tenacificação de Blendas Biodegradáveis

Descrição: A versatilidade dos processos de transformação, a ampla faixa de desempenho mecânico e o baixo custo de produção dos polímeros derivados de petróleo têm incentivado sua produção e possibilitado seu emprego em diferentes aplicações, principalmente em substituição a outras classes de materiais. Entretanto, o bom balanço de propriedades físicas e químicas convertem os polímeros em poluentes quando são inadequadamente descartados no meio ambiente. A maioria dos polímeros derivados de petróleo é resistente ao ataque de micro-organismos e quando expostos a fatores ambientais apresentam lenta decomposição, resultando em um grande acúmulo de produtos poliméricos e poluição. O poli(ácido lático), polialcanoatos e policaprolactona tem despertado grande interesse científico e tecnológico por se tratar de polímeros biodegradáveis. Essa característica tem direcionado o emprego desses polímeros em aplicações que requerem materiais sensíveis à degradação biológica ao final de seu tempo de vida útil, como por exemplo, em embalagens. Além da vantagem mencionada anteriormente, alguns desses polímeros são biocompatíveis e biorreabsorvíveis, sendo comumente aplicados como biomateriais. Entretanto, a baixa tenacidade e comportamento essencialmente frágil, com deformações da ordem de 4%, têm limitado seu emprego em aplicações que necessitem de altas deformações e comportamento mecânico elevado. Dessa forma, esse projeto de pesquisa tem por objetivo desenvolver blendas poliméricas biodegradáveis com alta resistência ao impacto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Marcelo Aparecido Chinelatto – Coordenador.
Financiador(es): Universidade de São Paulo – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 9

Scroll to Top