Antônio Carlos Canale

Professor Sênior


Área  de Atuação:
Engenharia Mecânica / Mecânica dos Sólidos: Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos; Máquinas, Motores e Equipamentos; Estática e Dinâmica Aplicada.
Engenharia Aeroespacial: Dinâmica de Vôo – Estabilidade e Controle.
Engenharia de Transportes: Veículos de Transportes.

Telefone:
E-mail: canale@sc.usp.br
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Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Mecânica [São Carlos] pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1991). Realizou Pós Doutorado na University of Tennesse no ano de 2001 em dinâmica veicular. Atualmente é professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, Aeronáutica e Automobilística, com ênfase em Dinâmica Veicular. Desenvolve pesquisa na área de dinâmica veicular, tais como: Frenagem, Motores, Power Train, Sistemas Antibloqueio das rodas, Handling, Vibrações e Conforto, Legislação sobre segurança em veículos rodoviários, Model Based Design na Indústria Automobilística, Simulação e na integração de sistemas de veículos rodoviários.

2006 – 2008 – Desenvolvimento de um sistema de agitação laboratorial para têmpera intensiva e caracterização da transferência de calor durante o resfriamento

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Integrante / Lauralice de Campos Franceschini Canale – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2004 – 2005 – Estudo da influência do sistema de levantamento dos eixos de veículos comerciais na estabilidade direcional e na frenagem

Descrição: O sistema de levantamento de eixos foi inicialmente desenvolvido com o objetivo de economizar pneus. Com a concessão de muitas rodovias do Estado para a iniciativa privada e com uma portaria do Denatran, estes sistemas passaram a ser usados de forma extensiva como um meio de se pagar menos pedágio. O levantamento dos eixos tem implicações no desempenho da frenagem e na estabilidade direcional dos veículos, podendo-se reduzir a segurança veicular quando usado em larga escala, aumentando a probabilidade de ocorrência de acidentes. O presente trabalho pretende colaborar no estudo da influência destes sistemas na estabilidade direcional e no desempenho da frenagem de veículos comerciais. Uma revisão da literatura deixa claro que o tema foi pouco abordado até o momento no Brasil. O seu uso em larga escala em veículos comerciais não foi fundamentado no Brasil sob o ponto de vista teórico e prático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Eduardo Piquera Vianna – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.

2003 – 2005 – Estudo da descida de veículos comerciais pelo trecho da Serra do Mar da Rodovia dos Imigrantes

Descrição: Desde a inauguração da pista descendente Sul da Rodovia dos Imigrantes, o tráfego de veículos comerciais está proibido por uma portaria da ARTESP (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo). A portaria indica a necessidade da realização de testes funcionais de descida de serra de veículos representativos da frota nacional. O presente trabalho de pesquisa, realizado no programa de pós-doutorado do Dr. Juan Carlos Horta Gutierrez, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Carlos Canale do Departamento de Engenharia de Materiais, Aeronáutica e Automobilística da EESC-USP, com o patrocínio e apoio da Ecovias dos Imigrantes (Concessionária da Rodovia) e com o apoio das Montadoras de Veículos no Brasil, com os fabricantes do sistema de freio e de retardo de veículos comerciais, com a ARTESP, com algumas empresas transportadores e empresas de logística e outras necessárias, realizou os testes exigidos pela portaria da ARTESP e sugerir à ARTESP os requisitos técnicos necessários aos veículos para a descida segura do trecho da Serra da Rodovia dos Imigrantes e sugeriu também ações preventivas com relação à preparação dos condutores e à inspeção veicular. O trabalho de pesquisa pretendeu dar os subsídios necessários à ARTESP para uma possível liberação da descida de veículos comerciais pelo rodovia dos Imigrantes Sul. Neste trabalho de pesquisa participaram todas as principais montadoras de veículos comerciais instaladas no Brasil, empresas fabricantes do sistema de freio e de seus componentes, da Concessionária Ecovias dos Imigrantes, da Oppencad que ofereceu os recursos computacionais necessários e com empresas de transporte de cargas que disponibilizaram veículos para os testes e de outras empresas interessadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Juan Carlos Horta Gutiérrez – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

2000 – 2002 – Estudo da utilização de válvulas no sistema de freios dos veículos comerciais Brasileiros para aumento de desempenho.

Descrição: Objetivo do trabalho de pesquisa: estudar e otimizar o desempenho de frenagem do ônibus biarticulado que trafega nas grandes cidades Brasileiras. Apresenta-se um estudo do sistema defreios do veículo e propõe-se um modelo matemático para o cálculo de todas as forças que agem no sistema de freio e nas rodas. O programa computacional calcula as forças de frenagem que atuam nos eixos, as forças verticais nos eixos, as forças de inércia, o coeficiente de adesão utilizado por eixo, a desaceleração do veículo, o espaço de parada e a eficiência do sistema de freio. Os resultados são confrontados com a norma internacional ECE-R13 a fim de verificar se o veículo obedece aos requisitos estabelecidos pela mesma. Trabalo realizado através do convênio de cooperação técnica e científica firmado entre a KnorrBremse do Brasil e a FIPAI/EESC-USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Bráulio J. da Fonseca – Integrante / Alexandre Augusto Brossi – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

1999 – 2002 – Estudo da estabilidade direcional de um veículo comercial de dois eixos em situação de regime permanente

Descrição: O intuito primordial deste trabalho, motivado pelo interesse da montadora de caminhões DaimlerChrysler do Brasil Ltda, foi elaborar um procedimento de cálculo que auxiliasse a conceituação inicial de um sistema de suspensão no que diz respeito ao comportamento direcional do veículo, devendo o mesmo ser rápido, barato e de simples manipulação. Desta maneira, poder-se-ia dar início aos testes com protótipos mais maduros e menos susceptíveis a alterações posteriores. Neste cotexto, criou-se uma rotina matemática em software Excel que fosse capaz tanto de classificar o veículo com relação à sua estabilidade (oversteer, understeeer ou neutral steer), quanto predizer em que momento seu comportamento passa a ser instável. Medições em veículo foram realizadas e os resultados práticos e teóricos confrontados. Embora a validação quantitativa do procedimento adotado seja importante, o principal interesse deste trabalho é qualitativo, voltado à comparação de novos veículos com semelhantes já testados e aprovados, uma vez que o modelo generalista de penu adotado e as simplificações matemáticas realizadas por si só limitam sua acuracidade. Trabalho de pesquisa realizado através de convênio de cooperação técnica e científica entre a DaimlerChrysler do Brasil e a FIPAI/EESC-USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / José Eduardo D’elboux – Integrante / Paulo Urbano Ávila – Integrante / M LASELVA – Integrante / José Roberto Saraiva – Integrante / André Luís Francioso Ferreira – Integrante / José Augusto Pagan Campos – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

1998 – 2002 – Análise térmica do sistema de freios à disco de veículos comerciais pesados.

Descrição: A temperatura é um fator importante no desempenho do sistema de freio. O aumento da temperatura provoca o aparecimento de um fenômeno conhecido como fading que diminui o desempenho do sistema de freio aumentando o espaço de parada em frenagens de emergência ou a perda do controle de velocidade em descida de serra. O projeto de pesquisa desenvolveu modelos matemáticos para o cálculo termodinâmico do sistema de freio identificando as principais variáveis que interferem no armazenamento e perda de calor para o meio ambiente no sistema de freio. Vários testes realizados pela Mercedes Benz do Brasil foram utilizados para a comparação teórico-experimental. Os resultados da pesquisa estão sendo utilizados pela Mercedes Benz no projeto e otimização do sistema de freios de veículos comerciais. Trabalho realizado através de um convênio de cooperação técnica e científica entre a Mercedes Benz (Daimlerchrysler) e a FIPAIU/EESC-USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Dirceu Lavoisier Graci Fernandes – Integrante / Paulo Urbano Ávila – Integrante / Camilo Abduch Adas – Integrante / Fernando A P Andrade – Integrante / Fernando Cardoso Dusi – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

1998 – 2000 – Estudo e otimização do sistema de refrigeração dos motores Diesel Mercedes Benz

Descrição: O desempenho do sistema de arrefecimento dos motores Diesel interfere fortemente no consumo de combustível e nos poluentes liberados na atmosfera. O presente trabalho desenvolveou um modelo matemático do sistema de arrefecimento considerando o motor gerando calor, o radiador dissipando calor, o bimetálico, by-pass e válvula termostática. O programa computacional desenvolvido se utilizava de dados obtidos em testes de pista analisando o desempenho individual de seus componentes. Isto permite ações de correção ou otimização no sistema influindo no consumo de combustível e nos poluentes liberados para a atmosfera. O programa está em uso atualmente na Mercedes Benz do Brasil e patrocinou a pesquisa através de um convênio de cooperação técnica e científica estabelecido com a FIPAI/EESC-USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Gilberto Gomes Leal – Integrante / Paulo Urbano Ávila – Integrante / Carlos De Marqui Júnior – Integrante.
Financiador(es): Fundação Para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1

1995 – 1998 – Análise de veículos rodoviários articulados pesados na frenagem através da técnica dos mapas de desempenho

Descrição: Este trabalho faz um estudo de veículos rodoviários articulados pesados durante o processo de freagem incluindo uma revisão bibliográfica sobre aspectos humanos, ambientais, legais, veiculares e operacionais relacionados com o desempenho, a estabilidade e a segurança veicular e uma descrição da técnica dos mapas de desempenho. Tal técnica é original e inovadora e foi desenvolvida através de modelo matemático e respectivo programa computacional para analisar o desempenho e a estabilidade de veículo-trator-semi-reboque durante a freagem em trecho retilineo. Com esta técnica é possível obter o desempenho e a estabilidade direcional de veículos articulados pesados na freagem, obedecendo as restrições geométricas do veículo-trator-semi-reboque e de peso estabelecidas pelo fabricante e pela legislção, para todas as condições de carregamento e qualquer condição operacional. Os resultados teórico-experimentais que validaram o modelo matemático adotado também são mostrados neste trabalho. Este trabalho foi desenvolvido com o apoio da Mercede Benz do Brasil, resultando em um integração entre Empresa e Universidade que trouxe uma contribuição efetiva para o uso do veículo-trator-semi-reboque com maior eficiência e segurança, unindo esforços da Empresa e da Universidadee em prol da segurança veicular e do desenvolvimento tecnolótico do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Dirceu Lavoisier Graci Fernandes – Integrante / Bráulio J. da Fonseca – Integrante / Camilo Abduch Adas – Integrante / Fernando A P Andrade – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10

1995 – 1998 – Estudo do desempenho de veículos rodoviários em movimento acelerado e previsão de consumo de combustível

Descrição: Considerando que o desempenho de veículos comerciais é um item importante na segurança veicular, assim como, o fato de que o custo do combustível afeta diretamente os fins comerciais desses veículos, desenvolveu-se a presente pesquisa. Este trabalho apresenta um estudo sobre o desempenho na aceleração, e, também, uma análise do consumo de combustível de veículos rodoviários comerciais. Para tanto, determinam-se as forças de resistência envolvidas no movimento do veículo; as forças ideais, em que todos os eixos motores do veículo utilizam o mesmo coeficiente de adesão; as forças reais com o sistema de transmissão instalado; os parâmetros para a avaliação de desempenho na aceleração e a previsão de consumo de combustível do veículo. As modelagens matemáticas desenvolvidas são para veículos comerciais simples (cavalo, ônibus, caminhões) ou combinados (cavalos semi-reboques) com diversos tipos de sistemas de tração. As modelagens matemáticas e os procedimentos de cálculos para a determinação dos parâmetros de desempenho e do consumo de combustível foram implenetados no sistema computacional desenvolvido. Esta pesquisa foi realizada em conjunto com a Mercedes Benz do Brasil, onde foram realizados os testes experimentais, validando, assim, o modelo teórico desenvolvido..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / José Eduardo D’elboux – Integrante / Nicolas Basile Valtas – Integrante / Hélio Aparecido Navarro – Integrante.
Financiador(es): Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

1993 – 1995 – Desempenho na frenagem de Veículos Rodoviários

Descrição: Projeto Integrado de Pesquisa – CNPq – n° 520762(NV)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Antonio Carlos Canale – Coordenador / Marcelo Rogério Ianella – Integrante / Odilon Terreri Perseguim – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

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