Witor Wolf
Professor Doutor
Área de Atuação: Metalurgia Física: Estrutura dos Metais e Ligas, Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, Transformação de Fases. Metalurgia da Transformação: Recobrimentos, Tratamentos Térmicos, Mecânicos e Químicos
Telefone: +55 16 3373 9574
E-mail: witorw@usp.br
ORCID: 0000-0002-8919-140X
Scopus Autor ID:55370289800
Currículo Lattes
Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP). Foi Professor Adjunto entre 2018 e 2024 do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, PPGCEM (CAPES 7) da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, (2018). Durante o doutoramento realizou um período sanduíche na Universidade de Yale (EUA, 2017). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pelo PPGCEM (CAPES 7), UFSCar (2015). Graduado em Engenharia de Materiais pela UFSCar (2013). Suas pesquisas são focadas no desenvolvimento de microestruturas de ligas a base de alumínio contendo fases complexas, aços especiais e ligas de alta entropia/multicomponentes, com elevadas propriedades mecânicas e alto desempenho tribológico.
1- Desenvolvimento de compósitos de matriz metálica reforçados com fases metálicas complexas: Fases metálicas complexas são caracterizadas por apresentarem estruturas contendo um grande número de átomos em sua unidade estrutural básica, como por exemplo, fases quasicristalinas. Esses materiais possuem características interessantes para aplicação como revestimentos de proteção devido a algumas propriedades funcionais que podem apresentar como: elevada dureza, baixo coeficiente de atrito, baixa energia de adesão superficial, entre outras. A fabricação de compósitos em matriz de alumínio reforçados com fases quasicristalinas têm se mostrado possível por diversos métodos de fabricação, desde fundição convencional, até processos de solidificação rápida. Essa linha de pesquisa aborda diversos processos de fabricação de ligas de alumínio reforçadas com essas fases complexas, bem como sua caracterização microestrutural, mecânica, tribológica e eletroquímica.
2- Ligas de Alta Entropia: Recentemente, uma nova classe de ligas tem atraído a atenção da academia, também denominadas ligas multicomponentes, que são materiais compostos por vários elementos principais, em concentrações tais que não existem diferenças entre o soluto e o solvente. Além das interessantes propriedades que exibem as ligas multicomponentes, outro fato que as torna atrativas é a possibilidade de explorar diversas composições, em uma gama de campos mais ampla do que para as ligas metálicas tradicionais. Assim, a perspectiva de novos materiais é quase ilimitada, o que requer metodologias eficazes para explorar o vasto espaço multicomponente. Para isso, ferramentas de predição de formação de fases (via Calphad) e de endurecimento por solução sólida são constantemente utilizadas, visando otimizar os processos experimentais necessários no estudo desses materiais. Essa linha de pesquisa, estuda o efeito de variações composicionais da liga de Cantor (CrCoFeNiMn) em relação a sua formação de fases e propriedades mecânicas. Além disso, essa linha de pesquisa também estuda formas de refino microestrutural desses materiais, usando diferentes métodos para tal fim.