
Fernando Pereira Sabino
Professor Doutor
Área de Atuação:
Métodos Computacionais em Ciência e Engenharia de Materiais.
Telefone: (16) 3373-9388
E-mail: fpsabino@usp.br
ORCID: 0000-0002-5296-0017
Scopus Autor ID: 56427979400
Currículo Lattes
Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010), mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais pela mesma instituição (2012) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2017). Realizou pós-doutorado na University of Delaware, EUA (2017-2019), na Universidade Federal do ABC (2019-2022), na University of Colorado, EUA (2022-2023) e no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP, 2023-2024). Durante esse período, focou em pesquisas envolvendo óxidos complexos, óxidos transparentes condutores e perovskitas de haletos. Sua experiência abrange Física e Ciência dos Materiais, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Seus principais tópicos de atuação incluem: teoria do funcional da densidade, perovskitas de haletos, materiais quânticos, óxidos transparentes condutores, óxidos de banda proibida larga, semicondutores III-V e calcogenetos.
1 – Materiais para energia renovável: Os materiais utilizados na conversão de energia são essenciais para o avanço de tecnologias energéticas, como as células solares. Entre eles, as perovskitas de haletos se destacam por suas promissoras aplicações em dispositivos fotovoltaicos, LEDs e outros. Apesar de sua alta eficiência fotovoltaica, esses materiais enfrentam desafios relacionados à degradação e ao uso de elementos tóxicos, como o chumbo, em sua composição. Nesta linha de pesquisa, a teoria do funcional da densidade (DFT) é empregada para investigar as propriedades eletrônicas e ópticas das perovskitas de haletos, buscando alternativas para minimizar o uso de chumbo, além de explorar as propriedades de defeitos e dopagem, visando a otimização e melhorando o desempenho das células fotovoltaicas.
2 – Materiais quânticos: Os materiais quânticos formam uma classe de materiais que exibem propriedades eletrônicas e magnéticas únicas, decorrentes de efeitos da mecânica quântica. Essas características possibilitam o desenvolvimento de dispositivos inovadores, como transistores, materiais topológicos, supercondutores, entre outros. Compreender a física desses materiais é fundamental para explorar todo o seu potencial e desenvolver novos materiais com propriedades personalizadas. Nesta linha de pesquisa, a teoria do funcional da densidade (DFT) é aplicada para investigar a estrutura de bandas eletrônicas, defeitos, dopagem, transições de Mott e o papel da topologia nos materiais quânticos. Também são estudados sistemas com elétrons fortemente correlacionados, o papel do spin e dos graus de liberdade dos orbitais, além do impacto da quebra de simetria.