SMM0325 – Projeto Final de Curso


Coordenador: Rafael Salomão

Calendário

1º Semestre 2024
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos regulares: 26/02/2024;
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que já ficaram sem matrícula dois semestres seguidos*: 26/02/2024;
Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do TCC: 20 dias antes da data da defesa;
Data máxima para defesa do TCC: 02/07/2024;
2º Semestre de 2024
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos regulares: 16/09/2024;
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que já ficaram sem matrícula dois semestres seguidos*: 05/08/2024;
Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do TCC: 20 dias antes da data da defesa;
Data máxima para defesa do TCC: 12/12/2024;

*alunos que ficaram por qualquer motivo sem matrícula em alguma disciplina por um semestre, precisa cumprir este prazo para não caracterizar abandono do curso. O não cumprimento leva ao desligamento automático do aluno junto à USP. Legislação: Resolução Nº 3745, de 19 de outubro de 1990 (artigo 75, §2º,III), alterada pela Resolução Nº 5434, de 05 de março 2008.

Orientações Gerais

Sobre a disciplina
Obrigações do Orientador
Obrigações do Aluno
Matrícula na Disciplina
Escolha do Tema
Estrutura do TCC
Defesa do TCC
Lista de possíveis orientadores e suas áreas

Sobre a disciplina

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para a obtenção do grau de engenheiro, conforme determinado do Ministério da Educação e Cultura – MEC (2002), através da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002.

O TCC deve refletir a capacidade de síntese dos conhecimentos obtidos ao longo dos cursos de arquitetura e engenharias oferecidos pela Escola, de forma integrada. Requer do aluno a utilização dos conceitos de metodologia de pesquisa e a capacidade de sistematização dos conhecimentos. Com isso é possível avaliar se o aluno, ao final do curso, é capaz de integrar conceitos teóricos e atividades práticas, bem como solucionar problemas na área de atuação.

Sob a orientação de um docente da USP (EESC, IFSC, IQSC, IAU, ICMC, etc) o aluno deverá realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso

Obrigações do orientador

Quem pode ser orientador:

Docente e orientador de IC & IT;
Docente supervisor de estágio;
Docente responsável por disciplina de grande interesse;
Docente tutor no curso de EMM.

Cabe ao orientador:

Conduzir o aluno no processo de elaboração do TCC;
Respeitar o cronograma de atividades e os prazo estabelecidos para cumprimento da disciplina;
Garantir o desenvolvimento de TCC relacionado às áreas de interesse do curso e de sua competência;
Comunicar ao Coordenador da Disciplina a ocorrência de problemas ou dificuldades relativas ao processo de orientação.

Como contatar o orientador:

Por e-mail;
Pessoalmente;
Telefone.

Obrigações do aluno

O aluno deve elaborar o TCC em uma das áreas de conhecimento do curso, sob supervisão de um docente. Para tanto é necessário:

Propor o tema do TCC a ser desenvolvido;
Escolher o orientador do TCC que atue em ensino e/ou pesquisa compatível com o tema proposto para o seu trabalho;
Matricular-se na disciplina de TCC através de formulário específico até o prazo estabelecido;
Manter constante comunicação com seu orientador, apresentando resultados e parciais do trabalho final;
Comunicar o orientador qualquer alteração das atividades previstas;
Defender o trabalhado;
Caso a banca recomende a publicação na BDTA, entregar a versão em PDF, junto com a folha de aprovação, devidamente preenchida, em PDF e o termo de autorização assinado no ambiente da disciplina no E-Disciplinas.

Matrícula na Disciplina

O aluno deverá solicitar sua matrícula à secretaria, através do Formulário de Matrícula. O formulário deverá ser assinado pelo aluno e orientador, respeitando os prazos descritos acima.

Utilização de dados sigilosos

A Pró-Reitoria de Pesquisa constituiu, em 29/08/2017, um Comitê de Boas Práticas Científicas que atuará para promover a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes de má conduta científica. O objetivo do Comitê será promover a cultura da integridade ética da pesquisa por meio de ações regulares, acessíveis a todos os alunos, docentes e pesquisadores, tais como cursos on-line, curadoria de documentos, palestras, entre outras.

Conforme estabelecido na Portaria PRP nº 595/2017, o Comitê é composto pelo Pró-Reitor de Pesquisa, pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e por três docentes indicados pelo Pró-Reitor.

Caso o aluno deseje desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso utilizando dados obtidos junto à empresas, esse deverá preencher e coletar a assinatura de um responsável administrativo da empresa e entregar o documento para a Secretaria do SMM.
Formulário de Matrícula
Formulário de Autorização

Escolha do Tema

O tema deve ser de interesse do aluno. Pode ser:

O tema desenvolvido durante a iniciação científica;
Sobre o estágio supervisionado desenvolvido;
Disciplina de interesse.

O tema tem que ser na área do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura e a proposta do tema será discutida entre o aluno e orientador.

Poderá ter os seguintes formatos:

Descrição de um experimento: semelhante aos relatórios de IC & IT. Exemplo “Efeito da adição de fibras de vidro moídas em matriz de polipropileno”
Descrição / elaboração de um projeto de engenharia. Exemplo: construção de um equipamento para medir de perda de massa durante a secagem de cerâmicas;
Descrição de um estudo de caso: semelhante a um relatório de estágio. Exemplo: “Aplicação de metodologia X para controle de qualidade de peças Y na indústria Z”;
Revisão crítica de literatura: levantamento de dados sobre o estado da arte ou sobre um assunto específico e discussão crítica dessas informações. Exemplo: “Avaliação da possibilidade de implantar usina de reciclagem de vidro em São Carlos”.

Estrutura do TCC

O tema do TCC deve ser obrigatoriamente na área de seu curso.

O TCC escrito deve seguir as normas de elaboração e redação estabelecidas pela biblioteca da EESC (normas ABNT e Template para TCC), disponível no site da Biblioteca da EESC. Deverá conter a ficha catalográfica e sua estrutura deverá conter:

O tema e sua importância;
Os objetivos;
Uma revisão bibliográfica;
A metodologia científica e tecnológica;
O desenvolvimento do projeto;
Análise dos resultados;
As conclusões e as recomendações para trabalhos futuros;
Bibliografia consultada.
Documentos úteis
Normas ABNT
Template Dissertação e Tese
Tutorial para preenchimento da ficha catalográfica
Preenchimento da ficha catalográfica.**

** a ficha deve ser colocada no verso da folha de rosto. Se você optar pelo formato digital, a ficha deve ser inserida após a folha de rosto.

Se você deseja que a Biblioteca faça a revisão do seu trabalho, procure o serviço com pelo menos 15 dias de antecedência da entrega do Trabalho.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Informações:
(16) 3373-9208, 3373-8860, com Elena, Eduardo e Flávia
biblioteca.atendimento@eesc.usp.br
Site da Biblioteca

Defesa do TCC

O aluno será avaliado por sua capacidade científica, tecnológica e de comunicação e expressão através de monografia e defesa perante a banca, com apresentação oral com duração máxima de 20 minutos.

Serão avaliados durante a defesa:

Clareza da apresentação;
Linguagem utilizada;
Domínio do conteúdo;
Qualidade do material de apoio (slide, vídeo, outros);
Utilização do tempo disponível.

A banca examinadora de TCC

A banca de defesa do TCC deverá ser formada por três membros, sendo obrigatório que dois membros da banca sejam: o orientador e um docente da USP, independente da Unidade ou Departamento deste último.

O terceiro membro poderá ser um especialista externo à USP, com no mínimo título de mestre. 

É responsabilidade do aluno consultar os membros para marcar a data e horário para defesa.

Os alunos matriculados na disciplina serão inseridos em um ambiente do E-Disciplinas. As demais informações e procedimentos para defesa estarão neste ambiente.

Formulário de agendamento de defesa

Fontes:
http://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/
http://prp.usp.br/boas-praticas/
http://eesc.usp.br/biblioteca/
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