SMM0325 – Projeto Final de Curso


Coordenador: Rafael Salomão

Calendário

1º Semestre 2024
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos regulares: 26/02/2024;
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que já ficaram sem matrícula dois semestres seguidos*: 26/02/2024;
Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do TCC: 20 dias antes da data da defesa;
Data máxima para defesa do TCC: 02/07/2024;
2º Semestre de 2023
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos regulares: 15/09/2023;
Data máxima para solicitação de matrícula na disciplina de TCC para alunos que já ficaram sem matrícula dois semestres seguidos*: 17/08/2023;
Data máxima para entrega dos documentos para realização da defesa do TCC: 20 dias antes da data da defesa;
Data máxima para defesa do TCC: 21/12/2023;

*alunos que ficaram por qualquer motivo sem matrícula em alguma disciplina por um semestre, precisa cumprir este prazo para não caracterizar abandono do curso. O não cumprimento leva ao desligamento automático do aluno junto à USP. Legislação: Resolução Nº 3745, de 19 de outubro de 1990 (artigo 75, §2º,III), alterada pela Resolução Nº 5434, de 05 de março 2008.

Orientações Gerais

Sobre a disciplina
Obrigações do Orientador
Obrigações do Aluno
Matrícula na Disciplina
Escolha do Tema
Estrutura do TCC
Defesa do TCC
Aproveitamento de IC para o TCC
Lista de possíveis orientadores e suas áreas

Sobre a disciplina

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para a obtenção do grau de engenheiro, conforme determinado do Ministério da Educação e Cultura – MEC (2002), através da resolução CNE/CES 11, de 11 de março de 2002.

O TCC deve refletir a capacidade de síntese dos conhecimentos obtidos ao longo dos cursos de arquitetura e engenharias oferecidos pela Escola, de forma integrada. Requer do aluno a utilização dos conceitos de metodologia de pesquisa e a capacidade de sistematização dos conhecimentos. Com isso é possível avaliar se o aluno, ao final do curso, é capaz de integrar conceitos teóricos e atividades práticas, bem como solucionar problemas na área de atuação.

Sob a orientação de um docente da USP (EESC, IFSC, IQSC, IAU, ICMC, etc) o aluno deverá realizar um trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso

Obrigações do orientador

Quem pode ser orientador:

Docente e orientador de IC & IT;
Docente supervisor de estágio;
Docente responsável por disciplina de grande interesse;
Docente tutor no curso de EMM.

Cabe ao orientador:

Conduzir o aluno no processo de elaboração do TCC;
Respeitar o cronograma de atividades e os prazo estabelecidos para cumprimento da disciplina;
Garantir o desenvolvimento de TCC relacionado às áreas de interesse do curso e de sua competência;
Comunicar ao Coordenador da Disciplina a ocorrência de problemas ou dificuldades relativas ao processo de orientação.

Como contatar o orientador:

Por e-mail;
Pessoalmente;
Telefone.

Obrigações do aluno

O aluno deve elaborar o TCC em uma das áreas de conhecimento do curso, sob supervisão de um docente. Para tanto é necessário:

Propor o tema do TCC a ser desenvolvido;
Escolher o orientador do TCC que atue em ensino e/ou pesquisa compatível com o tema proposto para o seu trabalho;
Matricular-se na disciplina de TCC através de formulário específico até o prazo estabelecido;
Manter constante comunicação com seu orientador, apresentando resultados e parciais do trabalho final;
Comunicar o orientador qualquer alteração das atividades previstas;
Defender o trabalhado;
Caso a banca recomende a publicação na BDTA, entregar a versão em PDF, junto com a folha de aprovação, devidamente preenchida, em PDF e o termo de autorização assinado no ambiente da disciplina no E-Disciplinas.

Matrícula na Disciplina

O aluno deverá solicitar sua matrícula à secretaria, através do Formulário de Matrícula. O formulário deverá ser assinado pelo aluno e orientador, respeitando os prazos descritos acima.

Utilização de dados sigilosos

A Pró-Reitoria de Pesquisa constituiu, em 29/08/2017, um Comitê de Boas Práticas Científicas que atuará para promover a disseminação de boas práticas de pesquisa e a prevenção de incidentes de má conduta científica. O objetivo do Comitê será promover a cultura da integridade ética da pesquisa por meio de ações regulares, acessíveis a todos os alunos, docentes e pesquisadores, tais como cursos on-line, curadoria de documentos, palestras, entre outras.

Conforme estabelecido na Portaria PRP nº 595/2017, o Comitê é composto pelo Pró-Reitor de Pesquisa, pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e por três docentes indicados pelo Pró-Reitor.

Caso o aluno deseje desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso utilizando dados obtidos junto à empresas, esse deverá preencher e coletar a assinatura de um responsável administrativo da empresa e entregar o documento para a Secretaria do SMM.
Formulário de Matrícula
Formulário de Autorização

Escolha do Tema

O tema deve ser de interesse do aluno. Pode ser:

O tema desenvolvido durante a iniciação científica;
Sobre o estágio supervisionado desenvolvido;
Disciplina de interesse.

O tema tem que ser na área do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura e a proposta do tema será discutida entre o aluno e orientador.

Poderá ter os seguintes formatos:

Descrição de um experimento: semelhante aos relatórios de IC & IT. Exemplo “Efeito da adição de fibras de vidro moídas em matriz de polipropileno”
Descrição / elaboração de um projeto de engenharia. Exemplo: construção de um equipamento para medir de perda de massa durante a secagem de cerâmicas;
Descrição de um estudo de caso: semelhante a um relatório de estágio. Exemplo: “Aplicação de metodologia X para controle de qualidade de peças Y na indústria Z”;
Revisão crítica de literatura: levantamento de dados sobre o estado da arte ou sobre um assunto específico e discussão crítica dessas informações. Exemplo: “Avaliação da possibilidade de implantar usina de reciclagem de vidro em São Carlos”.

Estrutura do TCC

O tema do TCC deve ser obrigatoriamente na área de seu curso.

O TCC escrito deve seguir as normas de elaboração e redação estabelecidas pela biblioteca da EESC (normas ABNT e Template para TCC), disponível no site da Biblioteca da EESC. Deverá conter a ficha catalográfica e sua estrutura deverá conter:

O tema e sua importância;
Os objetivos;
Uma revisão bibliográfica;
A metodologia científica e tecnológica;
O desenvolvimento do projeto;
Análise dos resultados;
As conclusões e as recomendações para trabalhos futuros;
Bibliografia consultada.
Documentos úteis
Normas ABNT
Template Dissertação e Tese
Tutorial para preenchimento da ficha catalográfica
Preenchimento da ficha catalográfica.**

** a ficha deve ser colocada no verso da folha de rosto. Se você optar pelo formato digital, a ficha deve ser inserida após a folha de rosto.

Se você deseja que a Biblioteca fala a revisão do seu trabalho, procure o serviço com pelo menos 15 dias de antecedência da entrega do Trabalho.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Informações:
(16) 3373-9208, 3373-8860, com Elena, Eduardo e Flávia
biblioteca.atendimento@eesc.usp.br
Site da Biblioteca

Defesa do TCC

O aluno será avaliado por sua capacidade científica, tecnológica e de comunicação e expressão através de monografia e defesa perante a banca, com apresentação oral com duração máxima de 20 minutos.

Serão avaliados durante a defesa:

Clareza da apresentação;
Linguagem utilizada;
Domínio do conteúdo;
Qualidade do material de apoio (slide, vídeo, outros);
Utilização do tempo disponível.

A banca examinadora de TCC

A banca de defesa do TCC deverá ser formada por três membros, sendo obrigatório que dois membros da banca sejam: o orientador e um docente da USP, independente da Unidade ou Departamento deste último.

O terceiro membro poderá ser um especialista externo à USP, com no mínimo título de mestre. 

É responsabilidade do aluno consultar os membros para marcar a data e horário para defesa.

Os alunos matriculados na disciplina serão inseridos em um ambiente do E-Disciplinas. As demais informações e procedimentos para defesa estarão neste ambiente.

Formulário de agendamento de defesa

Aproveitamento de Iniciação Científica para TCC

Resultados obtidos em atividade de Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica (IT), Estágio Curricular Obrigatório (EC, disciplina Estágio Supervisionado, SMM0324), Estágio Extracurricular (EE), como por exemplo, relatórios de experimentos, análises, levantamentos de dados,testes, projetos, artigos, patentes, entre outros, podem ser utilizados na composição do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC, disciplina SMM0325 do curso de graduação em Engenharia de Materiais e Manufatura, EMM). No entanto, sua apresentação em sua estrutura original não concede equivalência imediata aos créditos da disciplina.

As orientações sobre como proceder, consulte o seguinte documento.


Fontes:
http://www.aguia.usp.br/apoio-pesquisador/
http://prp.usp.br/boas-praticas/
http://eesc.usp.br/biblioteca/
Scroll to Top