Projeto em Materiais e Manufatura

Caros alunos,

Esse semestre estarei ministrando duas disciplinas optativas eletivas e gostaria de convidá-los.

Uma delas é a SMM0568 – Análise Térmica de Materiais Orgânicos e será oferecida às quartas e sextas-feiras das 16:20 às 18:00 – Antonio José Felix de Carvalho. É uma disciplina teórica de 4 créditos. Essa disciplina tem como objetivo apresentar de forma integrada os conceitos e métodos de análise térmica empregando as técnicas de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) e Análise Termogravimétrica (TGA). Serão utilizados como exemplos, principalmente materiais poliméricos diversos, tanto sintéticos como naturais. Os alunos serão incentivados a trazer suas próprias amostras para análise e discussão em sala de aula. Serão apresentados exemplos práticos de como as técnicas são aplicadas, com tópicos sobre calibração, linha base, história térmica, preparação de amostras, determinação da temperatura de degradação e da energia de ativação de processos de degradação e oxidação por TGA, análise de blendas, temperatura de cristalização, grau de cristalinidade, determinação da composição de uma mistura contendo polímeros, cargas inorgânicas e negro de fumo por análise, termogravimétrica – TGA.

A outra é a disciplina 1800315 – Projeto em Materiais e Manufatura, que oferecerei em parceria com o Prof. Antonio Carlos Hernandes do IFSC, cujo folder informativo envio em anexo. Falaremos sobre sustentabilidade dos vidros, ciência, engenharia e arte.

Professor responsável: Antonio José Felix de Carvalho

Qualquer dúvida estou à disposição em minha sala ou por e-mail: toni@sc.usp.br